Certificado digital
Quais certificados serão aceitos para o eSocial:
Para que um certificado seja aceito na função de transmissor de solicitações este deverá ser do tipo e-CPF (e-PF) ou e-CNPJ (e-PJ).Para os empregadores pessoas jurídicas, os eventos poderão ser gerados por qualquer estabelecimento da empresa ou seu procurador, mas o certificado digital assinante destes deverá pertencer a matriz ou ao representante legal desta ou ao procurador/substabelecido, outorgado por meio de procuração eletrônica e não-eletrônica.
Para os empregadores pessoas físicas, os eventos deverão ser gerados pelo próprio empregador ou seu procurador ou, ainda, o procurador/substabelecido, outorgado por meio de procuração eletrônica e não-eletrônica, assinados, em todos os casos, por meio de certificado digital.
Para os Órgãos Públicos, os eventos poderão ser gerados pelo representante autorizado para efetuar a transmissão das respectivas unidades administrativas. Os certificados digitais utilizados para assinar os eventos enviados ao eSocial deverão estar habilitados para a função de assinatura digital, respeitando a Política do Certificado.
Cadastramento de procuração eletrônica
O cliente que for utilizar a transmissão e validação dos arquivos eSocial, por meio de procuração eletrônica deverão acessar o sitio da RFB https://cav.receita.fazenda.gov.br/.
Deverão logar com seu certificado e dar inicio ao cadastramento da procuração eletrônica.(fonte:portal.esocial.gov.br).
Passo a passo abaixo:
Clicar no link Procuração Eletrônica - Cadastra Procuração
Informar CPF/CNPJ em Dados do Procurador
Selecionar as procurações desejadas do eSocial e clicar em Cadastrar Procuração
Referência: Orientações - Eletrônica e Assinatura Digital