Gerar backup

De Sistemas Digibyte
Ir para navegação Ir para pesquisar

O backup do sistema pode ser feito no menu ferramentas/backup sendo que é responsabilidade do cliente fazê-lo, assim como sua guarda. A Digibyte não tem qualquer responsabilidade neste sentido.
O backup engloba todos os dados de todos os sistemas, portanto não faz diferença qual está aberto. Se por exemplo, fizer um de dentro do sistema Folha e em seguida outro de dentro do Fiscal os dados serão exatamente iguais.
Na restauração os dados ficaram exatamente como estavam no momento em que o backup foi efetuado, informações inseridas ou alteradas após esse momento serão apagadas na restauração.
A restauração de informações específicas é possível de ser feita (após avaliação) pelo suporte, se constituindo de um serviço a parte.


Porque deve-se fazer backup?
Para que seja possível recuperar dados em caso de perda ou corrupção dos mesmos.

E quais os motivos que podem ocasionar essa perda ou corrupção dos dados?
Os principais seriam defeito no computador, vírus, roubo do computador, problemas na rede elétrica, falhas de software.

Como posso eliminar essas possibilidades de problema?
Eliminar não é possível mas é possível diminuir bastante. As principais recomendações são: servidor dedicado com no-break, anti vírus atualizado, sistema operacional igual ou superior ao Windows 7 ou Linux.

Com que frequência devo fazer backup?
A melhor opção seria todo final de dia que o sistema fosse utilizado, assim em caso de problema seria perdido no máximo um dia de serviço. Deve se ter em mente que em caso de perda de dados haverá um trabalho de redigitação de tudo desde o último backup.

Onde devo guardar o backup?
O pior lugar possível é no próprio computador onde tem a base de dados. Pode até ter uma cópia nesse computador mas é importante ter outras cópias guardadas em outros locais. Caso seja necessário a Digibyte poderá prestar assessoria ou efetuar configuração para backup automático na nuvem e outras mídias.


Voltar